terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A santificação de vida na prática

Estamos prontos a rever nossas vidas diante do senhor?
Não se trata de piedade carnal, mas seguir a Jesus de forma simples e prática.
Como podemos fazer essa correção de rumo? A resposta é simples: tome uma decisão em seu coração.

Neste tema tão importante da santificação prática para nossa vida. Aprofundaremos-nos o nosso estudo no capitulo cap.1. E versículos 8 Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles. 9. E Deus fez com que o homem fosse bondoso para com Daniel e tivesse simpatia por ele.

O que Daniel fez?
1 – propôs no seu coração
2 – não se contaminar
Porque Daniel tomou essa tal decisão? Ora como jovem piedoso de Israel, Daniel sabia que havia certos alimentos do rei gentio que ele não poderia comer. O ambiente moral de babilônia era totalmente pagão. Bem sabemos que o ensino que transmitiam a Daniel e aos seus amigos, (tudo indica que Daniel era o porta-voz dos seus amigos vv. 8,11,17). Em babilônia geralmente contradiziam os restos ensino da lei de Deus. Alimentos e vinho que, por certo, eram dedicados aos ídolos. Comer tal alimento era para eles desobediência a lei de Deus.
Daniel não queria se contaminar. A contaminação ocorreria se comesse carne que, sem dúvida, fora obtida fora dos padrões de abate da lei mosaica e oferecida a um deus pagão (Êx 34; 15. Daniel resolveu deste o inicio a não se contaminar. Não abriria mão de suas convicções, mesmo que tivesse que pagar com a vida por isso.

Um cristão precisa decidir-se a cada dia a viver de forma santa.

   
Romanos 12.2, Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (nvi).
Não existe nada melhor do que todo dia analisarmos a nossa vida á luz da palavra de Deus, para que nós não viermos a se moldar ao estilo de vida deste mundo, pois a palavra de Deus nos diz que nós não somos deste mundo. (1Jo 5:19). Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. Por isso o cristão precisa a cada dia se aprofundar em se santificar.



    O desejo de Daniel era o mesmo do Rei Davi                                                                                 
                                                                                                                                                                   
Salmo 139. 23. Sonda-me, ó Deus, conhece o meu coração: prova-me, e conhece os meus pensamentos.
24. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno

Aqui nestes versículos encontramos 6 pedidos de Davi.

1 – sonda-me.
2 – conhece o meu coração.
3 – prova-me.
4 – conhece os meus pensamentos.
5 – vê-se há em mim algum caminho mal.
6 – quia-me pelo o caminho eterno.

Daniel perguntou estou no caminho certo ou preciso mudar alguma coisa? foi exatamente o que Daniel fez. Ele já amava o seu senhor de todo coração, mas agora chegara um momento novo precisamos ter o mesmo desejo de Daniel. Não devemos participar das mesmas regalias do príncipe do mundo.

Estabelecendo prioridades
Ninguém ficaria prejudicado se Daniel e seus colegas tivesse decidido “se ajuntarem” aos padrões da escola real. Porque então, criar problema com algo moralmente neutro, como a dieta? Mas Daniel tomou a decisão sábia e correta de fazer o que Deus determinara ser prioritária. Este é um dos fatores que o cristão deve levar em conta. Para puder viver de maneira piedosa numa sociedade secularizada.


Fonte de Pesquisa
Bíblia Dake
Bíblia de estudo aplicação pessoal
Guia do leitor da Bíblia
Revista chamada da meia noite

Clediomar Oliveira Souza
Um servo a serviço de Deus
Paulo Ramos – Ma 24/09/2011

Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue. (Hb 13:12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário