segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Resumo da lição 5 do 1° trimestre 29/01/12

Na introdução nós lemos que Deus deseja conceder bençãos maiores aos seus filhos.
Este é e sempre será o desejo de Deus mais para que isso venha acontecer é necessário vivermos em total comunhão com ele, como o assunto  da lição fala de benção a israel e que muitas dessas bençao cabe a igreja então nada melhor do que estudarmos as benção prometida por Deus especificamente a Israel.
Isso implica em analisarmos as promessas divina do antigo testamento e seus devidos contexto, e temos que fazer isso se quizermos compreender o plano divino para nossa vida.
vamos procurar também mostrar através da Biblia, o que foi prometido a Israel e o que cabe a Igreja. 
                                                       
                             I - Abraão e o aspcto pessoal de benção

A lição nos dar um toque especial no aspcto pessoal da benção, podemos observar que todas as vezes que Deus queria tratar com a nação ele não se dirigia a nação e sim ao lider da nação, é o que aprendemos com a vida de abraão, as benção do antigo testamento elas não só contemplava o presente mais as mesma para o futuro.
Porém não podemos atribuir para nós promessas de benção feita para uma pessoa especificamente, por exemplo: a promessa feita a Abraão em Gn 12,2 diz respeito unicamente a Abraão, E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome e tu serás uma benção 
já pensou se nós nos apoiassemos nesta promessa feita a Abraão e fossemos prucurar tomar posse dela, então teriamos que ter muitos filhos, ser ricos, e ter um grande nome.
Devemos reconhecer quais são as promessas de Deus para nós, porque a maior causa de desilusôes por parte dos crentes é devido a pessoa apoiar a sua fé em uma promessa Biblica, porém que não abrange a todos os crentes de um modo geral mais sim de modo especifico a um individuo em particular, portanto quando você se deparar com uma promessa de benção na Biblia você deve se perguntar: á quém essa promessa estar sendo feita?, o contexto dessa promessa mostra que ela é para mim, ou foi feita a um individuo em perticular?

                  II - Israel e o aspecto nacional da bençao

Não podemos generalizar e achar que todas as promessas de benção dirigida a Israel podem ser aplicadas a Igreja, muitas promessas dirigida a Israel são especificas a Israel, que dizem respeito a questôes que envolve apenas a nação de Israel outras de aspecto escatológico terão seu comprimento com a nação de Israel, se acreditarmos que todas as promessass de benção feita a Israel aplica-se a Igreja estaremos caindo em um grande desvio doutrinário, além do mais as promessas feitas a Israel são condicionais (faço isso, se você fizer aquilo). Israel precissava obedecer as leis de Deus para poder desfrutar das promessas divinas, porém algumas promessas feitas a Israel podem ser aplicadas também a igreja.

                    III - A Igreja e o aspecto universal da benção

As bençãos prometida a igreja aparece em toda a Biblia, em Ef 1.3 diz Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;  
Essas bençãos acompanham a Igreja em toda a sua tragetória na terra,até a sua entrada nos céus, segundo a Biblia todos os que cremos em Jesus e vivemos em união com ele estamos debaixo das benção e das promessas de Deus, I Co 12.13. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
De todas as benção que Deus tem prometido para nós a maior de todas é a vida eterna,  isso é que nós devemos desejar e não simplesmente a prósperidade material, como aquissição de bens, PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Cl 3.1,2

Estejamos pois firmes nas promessas do altissimo.


                        Comentário : Francinaldo Silva 
              Professor da EBD da Assembleía  de Deus
                                 Paulo Ramos Ma














     

Nenhum comentário:

Postar um comentário