sexta-feira, 31 de maio de 2013

Semelhanças entre as Experiências de Moisés e Jacó

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRqWo_-ttiAo31Ad-PlTo2qdZutfTku9k-MGjlWbOfpyEitiLKpH3E_iQ

Muito do que acontece a Moisés é semelhantes às experiências de Jacó. Ambos são irmãos mais novos que, conforme os desígnios de Deus substituem um irmão mais velho. Jacó com Esaú e Moisés com Arão.
O nascimento de ambos, ou os dias imediatamente subsequentes, passam-se em meio as circunstâncias incomuns. Jacó vem ao mundo agarrando o calcanhar de seu irmão, enquanto Moisés aos três meses de idade, deixado á deriva em uma cesta.
Ambos conseguem irritar um irmão. Jacó através do logro, e Moisés ao usurpar a posição de mediador. Mais uma vez, em ambos os casos, a consequência é um exílio forçado.
Em um determinado momento. durante esse exílio, Deus confronta o transgressor. Jacó por meio de um sonho e Moisés através de uma sarça ardente.
No ambido humano, a primeira reação é o medo. "E [Jacó] temeu" (Gn 28.17); "E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus" (Ex.3.6). Os dois homens sentem medo por causa da culpa. Os dois haviam agido em desacordo com a vontade de Deus: Jacó aproveita-se de Esaú, e Moisés ao matar um egipico. Deus em nenhum dos episódios destaca o comportamento criminoso de cada um. Pelo o contrário, a palavra que cada um recebe é animadora e estimulante (Gn 28.13-15; Êx 3.7-10).
A iniciativa do encontro, em ambos os casos, pertence inteiramente a Deus. Nenhum dos textos indica que qualquer um deles estivesse ativamente buscando a Deus. Jacó era refugiado, fugitivo de sua própria casa. Moisés estava deixando o tempo passar e ficava observando as ovelhas mastigando relva. Nada estava mais longe de seus pensamentos do que Deus, e nenhuma outra pessoa estava presente. Posteriormente, os locais de cada manifestação divina torna-se sacrossantos: Betel  e sinai / Horebe. Segundo o relato a teofonia de Deus a Moisés é precedida de um casamento (Êx 2.21), ja jacó é sucedida por um casamento (Gn 28,29). Para ambos, o primeiro cenário de seus futuros casamentos tem um lugar em um poço (Gn 29.2-10); Êx 2.15b-27). Cada casamento é consumado enquanto o marido se encontra em uma terra estranha: Jacó em Padã-Arã e Moisés em Midiã. 
Na vida de Jacó e Moisés, seu primeiro encontro com Deus é, após algum tempo, seguido por um segundo encontro, para Jacó Betel é seguido por Peniel. Moisés também precisou de uma palavra de confirmação da parte de Deus (Êx 6.1-7.7); Nota que, entre essas experiências de revelação divina, ocorre intervalos não tão bem sucedidos ou espetaculares. por Exemplo O que labão é para Jacó, Faraó é para Moisés. Jacó é enganado e só consegue escapar de seu sogro por meio de uma artimanha. caso de Moisés, Faraó escarnece dele e de seu Deus (Gn 5.9). Ao solicitar a libertação a Faraó este reage aumentando a carga trabalhos dos hebreus (Gn 5.4-18). Por causa disso, o próprio povo de Moisés volta-se contra ele (Gn 5.19-21), levando-o quase ao desespero (Gn 5.22,23).


                                 Elaborado por o Diácono Clediomar Oliveira Souza
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário