quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Amor a primeira vista


Existe Amor a primeira vista ?
Não creio que exista Amor a primeira vista. Penso que pode haver uma atração a primeira vista, que através da aproximação e conhecimento se tornará em ‘amor”. O amor é como uma semente que se planta, e na proporção que vamos regando, cuidando ele vai crescendo e produzindo os frutos da felicidade.

Qual a diferença entre Amor e Paixão ?
Amor-  É algo que cresce e se desenvolve, baseia-se no compartilhar mútuo, concentra-se em uma pessoa como alvo, caracteriza-se por segurança e confiança, compreende que o físico é uma parte do amor; há respeito mútuo; seus ideais  baseiam-se  na realidade de suas personalidades e possibilidades; O amor nos leva a crescer, conhecer-se e ajustar-se, ajudando-se e buscando o melhor um para o outro.
Paixão
É repentina, aparece num momento, baseia-se na satisfação egoísta, tem dificuldade em amar uma só pessoa; caracteriza-se por insegurança e ciúmes; acha que o físico é o centro e o mais importante.
Há exploração e manipulação mútua, ou por um deles; seus ideais baseiam-se em fantasias; as emoções são inconstantes. Sentem amor e repúdio, uma vez ou outra; há uma competição para ver quem tem a última palavra.  Um exemplo  de paixão citado  na Bíblia, é o sentimento de Amnom, filho de Davi por sua meia-irmã Tamar. ( II Samuel 13.1-19 )   
Qual é a melhor idade para namorar ?
 Existem duas idades:
1-     A cronológica, é aquela que diz quantos anos você tem, contando a partir do dia do seu nascimento.
2-     A mental, esta tem a ver com maturidade. Não basta Ter idade cronológica, mas Ter maturidade .
O melhor tempo para namorar, é quando houver maturidade para assumir compromisso com responsabilidade.
“Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu “              ( Ecl. 3. 1 ), “Há tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar”

O namoro iniciado muito cedo:
- É um condicionante de ciúmes desmedidos.
- É um estimulante poderoso para a prática sistemática da masturbação.
- É também um estimulante poderoso de pensamentos perdidos e que se lançam nos céus da paixão.
Namoro muito prolongado :
Tanto o namoro prematuro, como o demorado são prejudiciais. No segundo caso, na maioria das vezes, os apaixonados entram num “ponto de tensão“ tão grande pela expectativa do casamento, se entregando ao ato conjugal antes do casamento.
Portanto a melhor posição a ser assumida é atender a voz da sabedoria ( Ecl. 3.5).
Mas como esperaria eu o tempo?
A Bíblia responde de duas maneiras:
( Lamentações  3.27a 29)
 Salmos 119.9)
“ Ficar ”, é uma atitude correta a luz da Bíblia ?
Ficar não é interessante, porque é um relacionamento superficial, perigoso, sem compromisso e responsabilidade. Nossos jovens não podem assumir a postura daqueles que não tem compromisso com Deus e sua Palavra  ( Rm. 12. 2)
Os jovens que desejam edificar sua vida, seu futuro em bases sólidas, jamais aceitam um relacionamento sem compromisso e responsabilidade. Quando a Bíblia diz “ninguém defraude a seu irmão...”a palavra defraudar tem o sentido de tirar proveito de ...”( 1 Ts. 4.6 ) Ninguém gosta de ser usado como objeto e depois descartado.
O jovem  que age de modo leviano está   fazendo um grande mal ao que foi iludido e a si mesmo, pois estará formando dentro de si um caráter fraco e sem nobreza.( Pv. 5.1 a 12 )
Valorize a você mesmo, não aceite um compromisso que Deus não aprova para você.( Hebreus. 12. 8 a 11, Prov. 26.18 a19 )
Tem que ser resultado da oração de um coração submisso ao Senhor ( Gn. 24:12-15)
Nossos Jovens  de certa forma, desaprenderam a orar. O que aconteceu com o profeta Jonas, está acontecendo com nossos jovens. O profeta só orou depois que estava no fundo do mar, do abismo. ( Jn. 2.2) Consultar a Deus deve ser a primeira coisa a fazer quando se trata de decisões e escolhas.
Submeter a escolha  á direção de Deus
Deus tem prazer em guiar aqueles que se submetem á vontade dele. quando somos guiados pelo Senhor, mesmo estando no vale da sombra da morte, teremos segurança Nele que estará nos protegendo, pois caminhamos no centro da sua vontade.
De todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos”. ( Salmo 119.10)
Tem que ser gente da família dos remidos.( Gn. 24.4)
Talvez esta seja uma das questões mais discutidas entre jovens cristãos hoje. “porque não posso namorar uma pessoa não evangélica “?
O que é jugo desigual ?
Vamos começar pelo que não é.
Jugo desigual não é casamento ou namoro de uma pessoa branca com uma pessoa negra, ou de um rico com um pobre, ou de uma pessoa com curso universitário e a outra sem formação alguma.
 O apóstolo Paulo deixou claro o que é.
E quando uma pessoa  “nascida de novo e comprometida com Jesus “se une a uma pessoa que não nasceu de novo e consequentemente não tem compromisso com Jesus. O texto de (2Co. 6.13-18 ) “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque a sociedade tem justiça com a injustiça? E que  comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel; E que consenso tem o templo do Deus vivente, com o seu deus,e com seus  ídolos ? Porque vós sois o templo do Espírito Santo, como Deus disse : Neles habitarei, e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo . É impossível haver harmonia de sentimentos, pensamentos e vontade se os dois não estão seguindo o mesmo Senhor “Jesus” .
 Temos  visto muitas vidas serem arruinadas por desobediência a este princípio básico da Palavra de Deus. ( Amós 3.3)  “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo ? “.


Se eu  namorar ou me casar com uma pessoa crente , o meu casamento estará seguro, e com certeza serei  feliz ?
A Bíblia ensina que um crente não deve colocar-se em jugo desigual com o incrédulo. Entretanto , é um erro pensar que, ao casar com uma pessoa crente todos os problemas estarão solucionados. Alguns casamentos de pessoas descrentes, infelizmente  são melhores do que alguns casamentos cristãos, O fato de ambos serem crentes não garante que o casamento será um “ mar de rosas”. Precisamos compreender que além deste pré-requisito principal , há outros pré-requisitos importantíssimos. Entender as diferenças de personalidade, sistemas de valores, pontos fracos e fortes da outra pessoa e interesse são alguns deles. Ás vezes os dois são crentes mais a base do casamento foi a atração física. Assim a paixão romântica manipulou as emoções resultando em
decisões precipitadas.
Quando o namoro pode ser prejudicial ?
O namoro prejudica quando não tem um ideal:
Quando dois jovens começam a namorar, isso não significa absolutamente que irão se casar. Mas deve significar, pelo menos, que eles pensam em se casar.
O namoro sempre prejudica quando é indisciplinado .
A autodisciplina é algo fundamental na vida cristã.
- Saber a hora de chegar e sair da casa da namorada.
- Evitar lugares solitários
- Submeter-se á disciplina paterna é agradável a Deus e útil para a instrução ( Hebreus 12.8a11)
Porque o aconchego excessivo é prejudicial no namoro ?
Porque o aconchego excessivo leva ao abrasamento, e é impossível um homem e uma mulher abrasados, com o tempo não chegar ao ato sexual, que é pecado entre casais de namorados.
O namoro prejudica quando descamba para a impureza moral:
A advertência do apóstolo Paulo á Timóteo, deve ecoar em todos os corações desejosos de fazer a vontade de Deus, numa vida que não entristeça o Espírito Santo, por causa da imoralidade.         ( II Tm 2.22)
O que é impureza ?
Todo processo de infiltração da impureza no namoro começa no aconchego excessivo.
O homem é excitado pelo que vê ou toca, mas a mulher é muito mais pelo que ela ouve.
É nesse ponto que o processo de impureza começa a germinar.
( I Coríntios 7.9 )
Parece que a valorização da pureza está sendo minimizada, inclusive dentro da Igreja.
Muitos jovens têm a idéia de que se, simplesmente não chegarem a consumação do ato sexual, o resto “ vale tudo”.
A moça pensa: “Se eu não entregar meus lábios, sensualmente, nem render meus seios ás apalpadelas e aos beijos, recusar o toque nos meus órgãos genitais e certos movimentos eróticos com meu namorado, está tudo bem. Esquece-se, no entanto, que o homem é um ser deveras excitado. Se um homem se abraçar sensualmente a um “poste de ferro”, ele acabará se excitando. Quanto mais se ele abraçar a moça que ama, bonita e convidativa.
As manifestações do desejo sexual são comumente  destituídas de racionalidade. Um ser humano abrasado não raciocina.
O conceito de Deus sobre a jovem que entrega o seio, para ser utilizado como elemento de excitação sexual, é nos revelado em Ezequiel 23.3 : “Estas se prostituíram no Egito; prostituíram-se na sua mocidade; ali foram apertados os seios e apalpados os seios da sua virgindade.”
O pior é que o pecado de entregar os seios é chamado de prostituição.
É impossível para um casal que liberou o uso dos seios para maior prazer no relacionamento, permanecer apenas nessa prática, pois o diabo com certeza  os incitará a ir mais adiante.



Tem que ser gente que tenha beleza de caráter.

“Caráter é o que o homem é no escuro”( D. L. Moody).

Não é difícil ser piedoso dentro de um ambiente evangélico, difícil é ser piedoso no “Egito , longe da família, da igreja, fiel a Deus em terra estranha, nunca devemos nos esquecer disso. “Não é o ambiente que faz a pessoa, mas a pessoa cheia do Espírito que faz o ambiente“.
O caráter é um conjunto de hábitos. Podemos citar vários jovens na Bíblia que tinham hábitos agradáveis ao Senhor:
 Daniel, Sadraque, mesaque, abdenego, José.
 Na vida de todos eles ficou patente que o alicerce de seu caráter era constituído de hábitos de pureza de longa data.
 Daniel com seus hábitos de temperança; serviram-lhe como uma âncora inamovível  quando tentado a compactuar com as extravagâncias da mesa real. Nem Daniel nem seus companheiros de exílio precisavam decidir á última hora qual seria o curso de ação a tomar em face de um culto idólatra, Tais decisões tinham sido tomadas com muita antecedência, e consolidadas por longos anos de habitual fidelidade a Deus, e não seria o pânico do instante supremo que os faria buscar refúgio numa adoração fingida a um ídolo pagão.
A vida de José foi muito mais marcada por dureza do que por facilidades.
Porém sobretudo uma vida marcada pela benção do Senhor.
José foi testado na hora de resolver problemas de ordem sexuais. ( Gn. 39:7;2 2Tm. 2:22)
O caráter de José possuía profundidade.
Até o dia em que fugiu da mulher de potifar, desconhecia-se a profundidade do caráter de José , em condições normais José seria conhecido como mordomo fiel. Podia ser apenas na aparência para agradar seu amo. Numa emergência entretanto ficou patenteado que seu caráter possuía profundidade.
Guarde isto: José foi elevado a governador do Egito porque preferiu o calabouço em vez da cama perfumada da mulher do patrão.
Deus tem compromisso com gente assim.
Fique esperto o diabo sempre vai procurar atingir seu ponto mais forte. A pureza moral de José era a fonte do seu poder.
Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua  Palavra”. (salmo 119.9) .



Nenhum comentário:

Postar um comentário